Bolsonaristas ameaçam bispo e Ibaneis fecha Esplanada

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Jorge William / Jorge William

Após ameaças feitas por manifestantes ao bispo dom Marcony Vinícius Ferreira, da Arquidiocese de Brasília, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), determinou que a Esplanada dos Ministério seja fechada por dois dias. O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial nesta terça-feira.

O texto proibe o trânsito de veículos e pedestres desde a rodoviária do Plano Piloto até a Praça dos Três Poderes hoje e também amanhã.

O chefe do Executivo cita ameaças “dirigidas contra a Cúria Metropolitana de Brasília”; ameças “de manifestações com conteúdos anticonstitucionais”; ameças “aos Poderes constituídos” ; e também considera que “as aglomerações contrariam as medidas sanitárias de combate ao novo coronavírus”.

No último final de semana, governo do DF desmontou o acampamento de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, autointitulado como “300 do Brasil”. No domingo, a Esplanada também foi fechada para evitar atos em defesa de medidas inconstitucionais. No entanto, mesmo assim houve manifestação.

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, sem máscara, esteve com um grupo de manifestantes na Praça dos Três Poderes que portava faixas em apoio a Bolsonaro e bandeiras do Brasil. Por desrespeito ao decreto que determina o uso obrigatório da medida de proteção em vias públicas, recebeu multa de R$ 2 mil.

O Globo