Bolsonaristas querem tirar Brasil da OMS
Foto: Getty Images/AFP
A bancada bolsonarista resolveu tomar o tema OMS, tão caro a Jair Bolsonaro, como uma de suas prioridades na pandemia — em suma, o objetivo é centrar no combate à OMS e não ao coronavírus.
O deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PSL/SP) entrou com uma proposição na Câmara sugerindo “a retirada do Brasil da OMS, sem o pagamento da suposta dívida de R$ 170 milhões de reais que o Estado brasileiro possui” “até a apuração dos danos causados por suas orientações durante a pandemia do coronavírus.”.
Escreve o deputado-príncipe em sua proposta:
— Como não estamos vendo resultado positivo na presença do Brasil na OMS, revelada nos últimos meses como algo comprometedor para o país, sugerimos a retirada do Brasil desta organização.
Orleans e Bragança cita como “danos causados pelas sucessivas orientações atabalhoadas”, “a necessidade ou não de lockdown para controlar a disseminação do novo coronavírus”, “o amplo uso ou não das máscaras de proteção”, “as pesquisas relacionadas ao tratamento com a cloroquina e agora a disseminação por assintomáticos.