Bombril lança produto com nome racista
Foto: Reprodução
Nesta quarta-feira, 17, a marca Bombril foi acusada de racismo por relançar um produto da década de 50 com o nome original: uma esponja chamada Krespinha.
Durante a manhã, a ação fez com que a hashtag #BombrilRacista entrasse nos assuntos mais comentados do Twitter. Na propaganda do produto de sete décadas atrás, o artigo foi ilustrado ao lado de uma criança com cabelos crespos.
Depois da repercussão negativa, a empresa tirou a novidade do catálogo do site. Procurada por VEJA, a companhia ainda não se pronunciou. Confira a repercussão:
Krespinha, a esponja de aço da Bombril, perpetua estereótipos racistas e imagens de controle que associam o corpo de mulheres negras ao trabalho doméstico pesado. O nome e o mkt é baseado em racismo. Fere historicamente a subjetividade de mulheres negras e segue firme no mercado.
— Conecto pessoas através de livros na @winnieteca (@winniebueno) June 17, 2020
eu acordo e a @BombrilOficial, começou a vender uma esponja de aço com o nome KRESPINHA massificando novamente a ideia de que cabelos crespos servem para limpar, coisa que a gente cresceu ouvindo e que sempre doeu demais.
era racista em 1952, continua sendo em 2020. pic.twitter.com/O5DcOhbATB
— true star(r) in every sense 💫 (@falaanarosa) June 17, 2020
O @YuriMarcal postou q a Bombril fez uma esponja de aço chamada KRESPINHA. Eu pensei: porra em 2020 não vão usar esse termo, fui pesquisar: USARAM.
Pesquisei e já existiu uma propaganda em 1952 e q usava uma criança negra com cabelos crespos pra divulgar.
É tão racista. pic.twitter.com/L7WXdLG9IF
— Tati Nefertari (@TatiNefertari) June 17, 2020
Demorei uma vida inteira para ter uma relação de amor e respeito com o meu cabelo. Cresci ouvindo que ele era ruim, que era igual Bombril, mas felizmente hoje me aceito por completo e tenho certeza de que a única coisa ruim nessa história toda é o preconceito! #bombrilracista pic.twitter.com/BHFOvlBQ3G
— Juh Sarah (@JuhSarah) June 17, 2020