Brasileiros apoiam protesto nos EUA por George Floyd
Foto: Tasos Katopodis/Getty Images/AFP
As imagens de George Floyd sendo morto pela polícia de Minneapolis, nos Estados Unidos, percorreram a mídia e geraram uma onda de discussões sobre racismo em todo o mundo. De acordo com estudo realizado pela Ipsos com entrevistados de 15 países, 76% dos brasileiros apoiam os protestos pacíficos e as manifestações que estão tomando as ruas americanas desde o assassinato de Floyd, no final de maio; 12% são contra e 12% não souberam opinar.
Já para quatro em cada 10 brasileiros (40%), protestos violentos podem ser considerados uma resposta apropriada à morte de um homem desarmado pela polícia. O Brasil fica em terceiro lugar entre os que mais concordam com a afirmativa.
Entre os participantes da pesquisa no Brasil, apenas 27% disseram aprovar a maneira como o presidente Donald Trump tem administrado a questão dos protestos recentes nos Estados Unidos; 53% desaprovam e 20% não souberam responder. O Brasil é o país mais solidário às pessoas que estão protestando neste momento: 76% dos entrevistados locais são simpáticos aos manifestantes americanos.