Eduardo Bolsonaro exige “explicações” de Ibaneis

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Os deputados federais Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e Daniel Silveira (PSL-RJ) apresentaram, nesta segunda-feira (15), um ofício ao governo do Distrito Federal em que pedem explicações sobre a desmobilização do acampamento formados pelos grupos bolsonaristas “300 do Brasil” e “QG Rural”. Ambos foram desmontados no sábado (13). Uma das lideranças, Sara Geromini, que se autointitula Sara Winter, foi presa pela Polícia Federal hoje pela manhã.

No documento endereçado ao governador Ibaneis Rocha, os parlamentares questionam a maneira como foi realizada a desocupação. Segundo o ofício, houve “o empenho de força aos cidadãos ali acampados de forma pacífica, com uso de gás de pimenta e outras condutas hostis”.

O governador marcou uma audiência para esta quarta-feira (17) com Eduardo Bolsonaro e Daniel Silveira para dar as explicações solicitadas.

O texto diz ainda que a justificativa apresentada pelo comandante da ação “se limitou a alegar” que os manifestantes do acampamento estavam desrespeitando o decreto do Distrito Federal, que proíbe aglomerações e eventos durante a pandemia da covid-19.

O ofício assinado pelos deputados diz ainda que a desmobilização descumpriu uma decisão judicial e destacou o “apreço pelo inalienável direito à liberdade de expressão”.

Sara Winter é alvo dos inquéritos envolvendo atos antidemocráticos e das “fake news”. Ela também gravou um vídeo com ameaças ao ministro Alexandre de Moraes.

O Globo