
Moraes dá acesso ao processo a investigados por fake news
Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF
O gabinete do Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), informou na madrugada desta terça-feira que foi autorizado o acesso integral aos autos do inquérito que investiga a proliferação de fake news e ameaças a autoridades.
De acordo com ele, não procedem as queixas de advogados dos investigados de que o acesso ao conteúdo das investigações estava bloqueado.
Na semana passada, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) impetrou um habeas corpus no STF para que os defensores dos investigados no inquérito tivessem garantido o direito de acessar os autos.
De acordo com a entidade, os advogados de alguns dos alvos da operação deflagrada na última quarta-feira tentaram por três vezes, sem sucesso, obter acesso aos detalhes do inquérito.
“Embora esse constrangimento esteja sendo imposto aos pacientes, a imprensa tem divulgado supostos trechos da investigação, o que aumenta ainda mais a responsabilidade dos pacientes perante seus clientes e reforça a necessidade de acesso imediato ao teor das investigações”, argumentou a OAB.