Pool de hospitais e Fiocruz testarão remédio no Brasil

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Vitaly Nevar/Reuters

A Coalizão Covid-19, que reúne alguns dos principais hospitais do país, começará a testar quatro antivirais para o tratamento dos doentes infectados pelo novo coronavírus.

Medicamentos como Daclatasvir e Sofosbuvir, usados para hepatite C, Atazanavir, que trata HIV, e Favipiravir já desenvolveram atividade contra o coronavírus em laboratório —e vão ser agora testados em ensaios clínicos, ou seja, em pacientes.

A pesquisa será feita em parceria com a Fiocruz —um de seus cientistas, Thiago Moreno Souza, testou três das drogas in vitro. Elas foram usadas também em um ensaio clínico no Irã, feito por pesquisadores do Reino Unido e da Austrália.

No Brasil, os testes serão feitos em 900 pacientes. Na primeira fase, cada medicamento será dado separadamente. Depois, as drogas mais eficientes serão ministradas de forma combinada.

A Coalizão Covid-19, integrada pelos hospitais Albert Einstein, Sírio-Libanês, HCor, Moinhos de Vento, BP, Oswaldo Cruz, BRICNet e pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa Clínica, já levantou US$ 150 mil para o projeto, que custará, no total, US$ 500 mil.

Folha De S. Paulo