Weintraub ficou mais ativo no Twitter

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Enquanto balança no cargo, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, vem priorizando sua agenda pessoal nas redes sociais. Ele se engaja cada vez mais em atacar adversários e defender a própria imagem e a pauta que tomou para si, a da “liberdade” contra uma eventual prisão. Ele é um dos investigados no inquérito das fake news, que corre no Supremo Tribunal Federal (STF).

No Twitter, sua rede social preferida, Weintraub vem mobilizando os seguidores até mais do que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), usuário assíduo da plataforma, consegue fazer. O filho do presidente tem 2 milhões de seguidores, contra apenas 884,4 mil do ministro.

Na última semana, Eduardo Bolsonaro teve uma média de 10.585 interações por publicação. Isto é, a soma de curtidas, comentários e compartilhamentos dos tuítes. Foram 889.163 interações em 84 tuítes. Weintraub tuíta menos, mas engaja mais. O ministro teve uma média de 33.677 interações por publicação: 505.156 delas em 15 tuítes.

Quando Weintraub se promove, escreve sobre valores como a liberdade e faz ataques a adversários, ele consegue alto engajamento. Tuítes sobre esses temas têm uma média de 45.229 interações. O índice é aproximadamente três vezes superior à media de interações que ele recebe quando fala de ações do MEC ou do governo federal. Publicações sobre assuntos institucionais têm uma média de 16.402 interações.

O poder de mobilização virtual do ministro nem sempre foi tão alto. As coisas mudaram depois da divulgação, em 22 de maio, do vídeo da polêmica reunião ministerial ocorrida um mês antes. No encontro, ministro foi gravado fazendo ameaças ao STF, e desde então tem se aproveitado da repercussão da declaração.
De lá para cá, a cada tuíte que Abraham Weintraub publica sobre o MEC, ele faz três sobre si mesmo, a liberdade ou adversários políticos.

Após 23 de maio, isto é, um dia depois de o conteúdo da reunião ter vindo a público, Weintraub teve uma média de 46.798 interações por publicação. Antes dessa data, a média foi de 13.009 interações por publicação.

A publicação que mais gerou interação, com 141 mil curtidas, compartilhamentos e comentários, foi feita em 4 de junho. Weintraub ali se utilizou dos assuntos preferidos. “Prestei depoimento à PF, em respeito à Polícia. Fui muito bem recebido pelo diretor-geral Rolando e por toda sua equipe. Agradeço especialmente a você, que me apoia na luta pela LIBERDADE!”, escreveu.

Das cinco publicações com maior número de interação, todas elas falam ou do próprio ministro ou do tema da “liberdade”. Na outra ponta, entre as cinco publicações com menos interações, quatro delas foram sobre o MEC.

O governador paulista João Doria (PSDB) é o principal alvo político de Weintraub. O tucano é o mais citado em publicações sarcásticas. Segundo a colunista do GLOBO Bela Megale, o ministro não esconde de aliados que tem desejo de ser governador de São Paulo.

O Globo