Bolsonaro faz campanha no Nordeste
Foto: Alan Santos/PR
O presidente Jair Bolsonaro visitou ontem o Nordeste em sua primeira viagem desde que se curou da covid-19. O roteiro teve passagens pela Bahia, para inauguração de um sistema de abastecimento de água, e pelo Piauí, onde o presidente montou em um cavalo branco e, sem máscara, aproximou-se de dezenas de apoiadores. Ontem, a primeira-dama Michelle foi diagnosticada com a doença.
A viagem estava programada para o início do mês, mas foi adiada após o presidente ser contaminado pelo coronavírus. O aumento da presença do presidente no Nordeste é um plano do governo para melhorar a sua imagem na região em que teve os piores índices de votação em 2018.
Acompanhado do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, o presidente participou de uma cerimônia de inauguração do sistema integrado de abastecimento de água, em Campo Alegre de Lourdes, na Bahia. A obra teve investimento de R$ 90 milhões do governo federal e a primeira etapa entregue em 2018.
Na sequência, Bolsonaro seguiu para o Piauí, onde visitou o Parque Nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato. Ao chegar ao aeroporto, foi recebido por dezenas de apoiadores. Vestiu um chapéu típico de vaqueiro nordestino, montou em um cavalo e foi ao encontro da aglomeração.
Horas antes, em Brasília, Michelle era diagnosticada com covid-19. Segundo o Planalto, ela apresenta bom estado de saúde e será acompanhada pela equipe médica da Presidência da República. A primeira-dama já havia sido submetida a testes em outras oportunidades, a última quando o presidente Jair Bolsonaro foi confirmado com a doença, no início do mês.
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, também confirmou ter testado positivo. Ele foi o quinto ministro infectado no governo e disse nas redes sociais que está bem. Pontes relatou ainda que vai entrar nos testes da nitazoxanida, um antiparasitário que está sendo testado para o tratamento de pacientes com sintomas leves de covid-19.
No fim do dia, em sua “live” no Facebook, Bolsonaro relatou que se sentiu fraco e fez um exame de sangue. “Tomei um antibiótico. Depois de 20 dias dentro de casa, a gente pega outros problemas, peguei mofo, mofo no pulmão dever ser”. Hoje o presidente estará em Bagé (RS)