Congresso acha que “novo Bolsonaro” é fake

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Integrantes da cúpula do Congresso Nacional estão céticos sobre a mudança de postura do presidente Jair Bolsonaro em relação aos outros Poderes. A avaliação é que o novo comportamento é “conveniente” para o momento e que “não deve ser permanente”.

A desconfiança de que a “versão paz e amor” é temporária aumentou após o chefe do Poder Executivo confirmar que contraiu o coronavírus.

Apesar de elogios públicos ao novo comportamento de Bolsonaro, parlamentares influentes passaram a ver as mudanças com ceticismo diante da insistência do presidente em defender o uso da cloroquina para o tratamento da doença.

Em conversas reservadas, deputados têm concordado que o fato de o presidente continuar defendendo a utilização do medicamento reforça a percepção de que a nova versão de Bolsonaro “é para inglês ver”.

“A defesa do uso da cloroquina, sem comprovação científica, mostra que a nova postura é superficial e que o presidente Bolsonaro segue desrespeitando o que dizem os especialistas. Nada novo, mas só enfraquece essa tentativa de mostrar que mudou”, afirmou um membro da cúpula do Congresso, em caráter reservado.

Nos bastidores, Bolsonaro tem pedido que aliados adotem novo comportamento em relação ao Poder Judiciário, evitando ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF), que já impôs algumas derrotas ao Palácio do Planalto. A mudança ocorre na esteira do avanço de investigações contra pessoas próximas ao presidente.

Ontem, um dos vice-líderes do governo na Câmara, o deputado Otoni de Paula (PSC-RJ) pediu seu afastamento do posto, dois dias após publicar vídeo com ataques ao ministro Alexandre de Moraes, do STF. A decisão de pedir afastamento, de acordo com ele, foi motivada porque teriam tentando associar sua declaração ao presidente.

“Comunico que entreguei no fim da tarde meu pedido de afastamento da vice-liderança do governo na Câmara. Minhas opiniões sobre o sr. Alexandre de Moraes são única e exclusivamente de minha responsabilidade, não sendo eu porta voz do PR @jairbolsonaro. Deus abençoe nossa nação”, escreveu Otoni, nas redes sociais.

 

Valor Econômico