Contágios recrudescem na capital paulista

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O estado de São Paulo ultrapassou a marca de 300 mil casos registrados de covid-19. Ao todo, 302.179 pessoas foram infectadas pela doença causada pelo novo coronavírus. O número de mortes desde o início da pandemia chegou a 15.351.

Nas últimas 24 horas, 12.244 pessoas receberam o diagnóstico positivo em São Paulo — 2º maior número de casos confirmados de um dia para o outro. Em números absolutos, o maior registro de casos foi reportado em 19 de junho (19.030).

O dado registrado em 19 de junho, porém, segundo o secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann, disparou devido à normalização do e-SUS. O sistema nacional, que faz o levantamento ambulatorial dos casos mais amenos da doença, passou por um processo de automação nos três dias anteriores à data e, com isso, os dados não foram registrados corretamente, gerando uma subnotificação.

De acordo com o coordenador do Centro de Contingência, Paulo Menezes, o aumento no número de casos pode ser explicado pela ampliação da testagem de casos leves.

“Acho que o principal comentário é a ampliação da capacidade de testagem de casos leves pelos laboratórios da rede pública. Hoje tivemos 30% de testes rápidos. Então, um total de 8,8 mil testes PCR”, disse.

O secretário-executivo do Centro de Contingência ao Coronavírus, João Gabardo, ressaltou que a estatística de 12.244 infectados em um intervalo de 24 horas não pode levar a mudança no enfrentamento à pandemia. Ele justificou que não se traça estratégia observando somente um dado e nem avaliando um período tão curto.

Uol