Intensifica-se investigação contra blogueiro bolsonarista

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

A Polícia Federal cumpre nesta sexta-feira nova busca e apreensão em na residência do blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio, preso na semana passada sob suspeita de apoiar atos antidemocráticos contra o Congresso Nacional e contra o Supremo Tribunal Federal (STF).

O mandado foi emitido pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, como um desdobramento do inquérito, que já cumpriu busca e apreensão contra 21 alvos bolsonaristas. Eustáquio prestou depoimento à PF ontem e informou aos investigadores que, ao contrário da justificativa para prisão temporária, possui endereço fixo. O blogueiro também forneceu à PF os detalhes do seu endereço, que acabou virando alvo de busca nesta sexta.

A PF havia encontrado dificuldade para localizá-lo ao cumprir as buscas e apreensões na primeira fase da Operação Lume e descobriu que ele havia se deslocado para a fronteira do Paraguai. Por isso, os investigadores desconfiavam que Eustáquio tivesse intenção de fugir do país e pediram sua prisão temporária.

Ainda nesse depoimento, o blogueiro negou apoiar manifestações pelo fechamento dos Poderes e diz que nunca escreveu artigos neste sentido. Entretanto, em um vídeo gravado por Eustáquio e publicado em em uma rede social dele, o blogueiro defende a utilização do artigo 142 da Constituição para usar as Forças Armadas para intervir nos Poderes –opinião rechaçada por juristas.

— Poderia sim as Forças Armadas chegarem e dizer ‘Supremo Tribunal Federal, vocês não agiram na sua competência’. Essa ação das fake news que vocês fizeram, que o Alexandre de Moraes fez de forma equivocada, não poderia ser feita — disse no vídeo.

Ele ainda está sendo mantido sob prisão temporária, cujo prazo deve vencer na próxima semana.

O Globo