Jornal inglês chama Bolsonaro de “capitão corona”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O jornal inglês “Financial Times” (FT) se referiu a Jair Bolsonaro como “Capitão Corona” (“como os críticos o chamam”), em matéria publicada hoje em seu site. O texto avalia as consequências da contaminação do presidente brasileiro pela covid-19, fato anunciado na terça-feira.

Para o FT, as doenças frequentemente atingem líderes brasileiros, citando, entre outros, a cólera na época de Fernando Collor e o zika na gestão de Dilma Rousseff, mas que “diferentemente de seus antecessores – assumindo que o controverso líder de direita se recuperará do vírus como o primeiro ministro britânico Boris Johnson -, Bolsonaro pode emergir politicamente mais forte da pandemia”.

Isso porque, após minimizar publicamente os riscos da doença e desrespeitar as regras de uso de máscaras, “a aposta de alto risco de Bolsonaro pode valer a pena”. “Se esse Trump Tropical, como também é conhecido, sofrer apenas sintomas leves, ele se tornaria um exemplo vivo de que a covid-19 é apenas uma ‘gripezinha’”, diz o FT. “A culpa pelas dificuldades econômicas do país poderia ser transferida para inimigos políticos, que pressionaram por medidas de distanciamento social.”

O diário inglês diz que “indiscutivelmente, nenhum outro presidente na história democrática recente do Brasil foi tão imprudente consigo mesmo ou com o país”.

O FT lembra que os índices de aprovação do presidente permanecem em cerca de 30%. “Nesse nível, a história sugere que ele seria capaz de afastar os esforços para expulsá-lo do cargo. Os processos de impeachment contra Collor de Melo e Rousseff só avançaram quando seus percentuais caíram para cerca de 10%. A infecção por covid-19 também pode dar imunidade a Bolsonaro”.

Valor Econômico