Motoboy atacado por PMs usa frase de George Floyd

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra dois policiais militares aplicando uma gravata num entregador na tarde desta terça-feira, na Avenida Rebouças, em Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo. De acordo com as imagens, dois policiais militares, um homem e uma mulher, seguram o motoboy que grita: “Não consigo (…) não consigo respirar”.

Em outro vídeo, um policial militar aparece com arma nas mãos e pede que as pessoas se afastem. Ao fundo, é possível ver o motoboy no chão com um dos policiais militares deitado sobre o corpo do entregador.

A Polícia Militar alegou que o motoboy estava com a carteira de motoristas vencida, ofereceu resistência a uma abordagem e precisou ser contido.

“Foi constatado que ele está com a habilitação vencida desde 2019. A ocorrência foi encaminhada ao 14º DP, onde foi elaborado um termo circunstanciado de resistência. A motocicleta foi apreendida administrativamente e a autoridade policial solicitou exames de corpo de delito aos policiais e ao rapaz, e encaminhou o caso ao Juizado Especial Criminal (Jecrim)”, diz a nota da corporação.

Questionamentos sobre o modo de agir da polícia têm pautado uma série de atos e manifestações no mundo, sobretudo nos Estados Unidos sob o mote da campanha “Black lives matter”, o que numa tradução livre significa “Vidas negras importam”.

Na capital paulista, o caso mais recente ocorreu em 30 de maio, quando foram gravadas imagens de um policial de São Paulo pisando no pescoço de uma mulher negra de 51 anos, que já estava rendida e deitada no chão. O caso aconteceu em Parelheiros, região pobre e periférica na zona sul da cidade.

O Globo