Mulher de Bolsonaro não acusa coronavírus
A primeira-dama Michelle Bolsonaro anunciou nas redes sociais que seu exame para detectar o coronavírus deu resultado negativo, assim como o de suas duas filhas.
Michelle realizou os testes depois que exames do presidente Jair Bolsonaro indicaram a presença do novo coronavírus, na terça-feira (7).
A primeira-dama Michelle Bolsonaro e o presidente Jair Bolsonaro – Lucio Tavora – 18.jun.2020/Xinhua
Também moram no Palácio da Alvorada a caçula do casal, Laura, e Letícia, filha de Michelle e enteada de Bolsonaro.
Michelle divulgou o resultado dos testes no Instagram. “Minhas filhas e eu, testamos negativo para Covid-19. Agradeço as orações”, escreveu.
Desde que foi infectado pelo coronavírus, Bolsonaro, 65 anos, adotou uma rotina de isolamento de seus familiares, para evitar riscos de contaminação.
O presidente passou a dormir em um quarto isolado, longe da primeira-dama, e adaptou um dos dormitórios do Palácio da Alvorada em escritório.
Em sua sala de despachos, o presidente tem à sua disposição televisão, computador, telefone, impressora e um aparelho para videoconferências.
Segundo relataram interlocutores à Folha, Bolsonaro tem sido auxiliado presencialmente pelo major Mauro Cid, o chefe da ajudância de ordens. Cid já teve Covid-19 e se recuperou da doença sem ter apresentado sintomas mais graves.
De acordo com assessores presidenciais, quando deixa a sala de despachos, Bolsonaro tem utilizado máscara de proteção e evitado se aproximar de funcionários e familiares
Entusiasta do uso da hidroxicloroquina para o tratamento da covid-19, Bolsonaro tomou a substância até a sexta-feira (10), embora ainda não haja comprovação científica sobre a sua eficácia.
A expectativa é que Bolsonaro permaneça isolamento também durante a próxima semana.
Desde terça, o governo federal começou a submeter a testes de coronavírus todos os funcionários do Palácio da Alvorada. A intenção é realizar o exame nos 107 assessores presidenciais que trabalham na residência oficial.
Ministros que estiveram com Bolsonaro também se submeteram a exames. Os ministros Jorge Oliveira (Secretaria-Geral), André Mendonça (Justiça) e Braga Netto (Casa Civil) realizaram testes PCR, que deram negativo.
Já o ministro Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) fez o exame rápido e o vírus tampouco foi detectado. O ministro Augusto Heleno (Segurança Institucional) já teve Covid-19.
Folha de SP