Perto de Dallagnol ser condenado, CNMP adia sessão

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Heuler Andrey/DiaEsportivo/Agência O Globo

O placar do julgamento de Deltan Dallagnol no CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), no caso do powerpoint contra Lula, estava equilibrado. E o resultado, portanto, era incerto.

Na noite de sexta (3), o processo foi retirado de pauta, causando surpresa em alguns conselheiros.

Dos 11 votos do CNMP, 5 são quase sempre contrários aos métodos dos procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba. Para abrir um procedimento administrativo contra eles, no entanto, são necessários no mínimo sete votos, ou dois terços do total. A votação seria na terça (7).​

O clima de conflagração entre os procuradores da Lava Jato e a cúpula da PGR (Procuradoria-Geral da República) faria com que qualquer um dos resultados tivesse a leitura de que o outro estava enfraquecido. A retirada do processo de pauta evitou que o confronto se desse em torno do nome de Lula.

O caso do powerpoint é o primeiro de uma série de representações que deve chegar ao CNMP. O próprio Aras estudava apresentar uma delas, e a OAB já anunciou que fará isso nos próximos dias. Já o PT entrará na PGR contra os procuradores da força-tarefa de Curitiba.

Folha