Restaurantes vão à Justiça contra bancos

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Bruno Santos

Donos de restaurantes estudam tomar providências contra bancos por não terem conseguido empréstimos ou financiamentos na crise da Covid-19.

“Alguns desses empresários acham até que têm direito a danos morais”, diz o presidente do braço paulista da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Percival Maricato.

“Há relatos de pessoas falando que foram dez vezes ao banco, fizeram ficha e não sei o quê, e nunca receberam aval nem crédito. O número de reclamações é imenso”, conta ele.

Uma das alternativas cogitadas é enviar uma carta à Febraban (Federação Brasileira dos Bancos). “Queremos protestar contra a forma como fomos tratados, com esses acenos de que ia sair empréstimos e não saiu coisa nenhuma”, segue Maricato.

Ele avalia que 10% dos bares e restaurantes que reabriram na primeira semana de retomada do setor na capital paulista devem voltar a fechar nesta semana pelas dificuldades enfrentadas e regras restritivas.

“Se você reabrir e tiver um fechamento lá na frente [determinado pelo governo por uma eventual piora nos índices da Covid-19], aí quem tá fragilizado não resiste. Comprou estoque e tudo. O que pode acontecer é uma porção ficar fechado avaliando o que vai acontecer”, diz ele.

Folha De S. Paulo