Secom retira do ar vídeo de Bolsonaro com testemunhos falsos

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Igo Estrela

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) informou na noite desta quarta-feira (01/07) que o vídeo publicado nas redes sociais do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), no qual conversa com supostos moradores da Região Nordeste sobre a transposição do Rio São Francisco no Ceará e sobre a ampliação dos serviços ferroviários no Rio Grande do Norte trata-se, na verdade, de uma “peça piloto inacabada”.

Logo que o vídeo foi compartilhado, as fotos dos personagens chamaram atenção. Na verdade, as imagens foram compradas de bancos de imagens e usadas para representar as pessoas com quem Bolsonaro estaria conversando.

Após repercussão, a Secom disse que o vídeo foi retirado do ar.

“O vídeo publicado no dia de hoje, 1° de julho, nas redes sociais pessoais do presidente Jair Bolsonaro, trata-se de uma peça piloto inacabada que não deverá ser veiculada, não possuindo, portanto, caráter oficial. De todo modo, a fim de sanar qualquer tipo de distorção dos fatos, o vídeo foi retirado do ar”, disse a Secom em nota.

No vídeo postado nas redes sociais de Bolsonaro, o presidente liga para uma senhora identificada como “Dona Maria Eulina”. A foto que ilustra a pessoa com quem o presidente interage custa R$ 45 no banco de imagem iStock.

Em seguida, o homem que se identifica como Francisco Valmar também é um modelo. A foto dele já havia sido utilizada na campanha “O Brasil não Pode Parar”, idealizada pelo governo e divulgada nas redes sociais – em episódio semelhante, a Secom alegou que a iniciativa não havia sido concluída, não estava aprovada e e não chegou a ser lançada “oficialmente”.

Metrópoles