TCU pode “aliviar” investigações sobre Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Evaristo Sá

O clima de paz e amor entre Poderes chegou agora ao TCU (Tribunal de Contas da União). O ministro Bruno Dantas decidiu colocar o pé no freio na guinada que tinha dado contra o governo.

O diálogo aberto com o novo ministro das Comunicações, Fábio Faria, é determinante para a mudança de rumo. Dantas sinalizou que deve rever a decisão que tomou sobre bloqueio de recursos de publicidade do Banco do Brasil e deve abortar também a ideia de estender a medida para a Caixa.

Em maio, Dantas mandou suspender contratos do BB após análise do tribunal concluir que o banco estava repassando verba para sites acusados de publicar fake news. Em conversas preliminares, Faria demonstrou disposição para ajudar a resolver o problema. O ministro do TCU disse, por sua vez, que libera o dinheiro se houver o comprometimento.

Em outra frente, há também diálogo em andamento para tornar mais transparentes os critérios de distribuição de recursos públicos para emissoras. Em 2019, foi aberta uma auditoria interna pelo TCU para apurar se há favorecimento a Record e SBT nos repasses da Secom para TVs abertas. O caso está com o ministro Vital do Rêgo.

Folha De S. Paulo