Damares mantém pauta ideológica apesar de “paz e amor” do chefe

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcos Corrêa/PR

Enquanto o governo Bolsonaro esboça um novo tom nas redes sociais, com menos ataques a adversários e instituições, a ministra Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) voltou a usar seus perfis para reforçar a agenda de combate à pedofilia, tema que costuma acender a parcela mais ideológica do eleitorado bolsonarista.

Desde maio deste ano, Damares fez mais menções ao assunto no Facebook do que no ano passado inteiro, de acordo com a Bites, agência de análise de dados. Foram 11 publicações sobre pedofilia nos últimos quatro meses, contra 6 em 2019.

No Twitter, a ministra não fez nenhuma menção ao assunto entre julho de 2019 e abril de 2020, aponta o relatório. Desde maio deste ano, porém, ela falou do tema sete vezes. No Instagram, Damares citou o assunto 11 vezes nos útlimos quatro meses, contra nove em 2019.

“Estive há pouco na 12ª DP de Taguatinga-DF para acompanhar o caso do pedófilo preso após abusar, pela internet, de 60 meninos aqui de Brasília. Além de parabenizar pela excelente investigação, fui lançar o desafio de nos ajudarem a aperfeiçoar as leis de proteção”, escreveu Damares em um tuíte de 24 de julho, acompanhado de fotos em que ela posa com a equipe da delegacia. A publicação teve mais de 1,3 mil retuítes e 5,7 mil curtidas.

“No Governo @jairmessiasbolsonaro, não passamos ‘pano’ pra pedófilos!! As vítimas tem (sic) prioridade e os bandidos serão punidos com o rigor da lei!!”, disse a ministra numa publicação do Facebook, na qual anunciava o preparo de um novo protocolo para o atendimento às vítimas de pedofilia. O post teve mais de 10 mil interações e quase 600 comentários.

Damares reforça sua estratégia ao mesmo tempo em que adversários ideológicos do governo são acusados de acobertar ou incentivar a prática de pedofilia — inclusive pelo próprio presidente. No dia de 14 de julho, Jair Bolsonaro escreveu no Twitter: “Enquanto a esquerda busca meios de descriminalizar a pedofilia, transformando-a em uma mera doença ou opção sexual, apresentei um PL que aumenta em 50% a pena para esses crimes. Parabéns @DHumanosBrasil @DamaresAlves pela iniciativa do PL e defesa da família”.

Segundo a Bites, das dez notícias com menção a pedofilia que mais tiveram interações desde junho, oito foram publicadas por portais bolsonaristas: Jornal da Cidade Online, Diário do Brasil, Opinião Crítica e Pleno News.

O artigo que mais repercutiu foi aquele que acusou o youtuber Felipe Neto e seu irmão, Luccas, de fazer apologia à pedofilia. O texto, que apoiava a hashtag #MãesContraBolsonaro, teve 263 mil interações no Facebook e no Twitter, e “ajudou a impulsionar Damares como uma solução para enfrentar o problema”, pontua o relatório. A publicação sobre Felipe Neto é falsa, como atestou o Fato ou Fake, serviço de checagem de fatos do Grupo Globo.

O Globo