Ex-governadora do Rio denuncia ataque racista
Foto: Roberto Moreyra
A deputada federal e pré-candidata à prefeitura do Rio Benedita da Silva (PT-RJ), de 78 anos, prestará queixa de racismo, injúria e difamação na tarde desta segunda-feira contra Júlio Marcos Saraiva, após ser vítima de ofensas racistas feitas no perfil do administrador e morador de Belém no Facebook. A parlamentar fará o registro na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (DECRADI), no Rio.
Saraiva fez ataques racistas contra Benedita na semana passada ao criticar a consulta feita pela deputada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que levou a Corte a decidir pela destinação proporcional de recursos do fundo eleitoral e do tempo de TV para candidaturas negras a partir de 2022. Na ocasião, ele se referiu à parlamentar como “negra idiota” e “preta ridícula”, entre outras ofensas.
“É lamentável que ainda tenhamos episódios assim, mas continuarei lutando, como sempre fiz em toda a minha vida. Não vão me calar jamais, pois racistas não passarão!”, afirmou Benedita em nota enviada à imprensa.
A deputada estará acompanhada na delegacia do diretor da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio, Rodrigo Mondego, da secretária de Combate ao Racismo do PT, Neide Jane, e do presidente do PT carioca, Tiago Santana.