Por Olavo, bolsonaristas fazem campanha contra Paypal
Foto: Arquivo O Globo
A decisão da empresa de pagamentos online PayPal de cancelar a inscrição do escritor Olavo de Carvalho na plataforma motivou a proliferação de postagens com a hashtag #PaypalApoiaACensura no Twitter, fazendo o assunto entrar nos Trending Topics.
A decisão da empresa de excluir Olavo da plataforma se deu após pedido do Sleeping Giants Brasil, movimento que pressiona empresas a não anunciarem em sites cujo conteúdo é apontado por agências de checagem como falso ou distorcido.
Apoiadores do professor também estão fazendo um mutirão para cancelar suas contas. Era pelo serviço de pagamentos on-line que Olavo de Carvalho recebia os pagamentos por seus cursos.
Entre os usuários que usaram a hashtag está a ex-deputada federal e candidata à Prefeitura do Rio Cristiane Brasil e a apoiadora do presidente Jair Bolsonaro Sara Giromini, conhecida como Sara Winter, que é investigada no inquérito que apura a realização de atos antidemocráticos no Brasil.
O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) também usou suas redes para comentar o assunto, mas usou um tom mais comedido. Após criticar ação, ele pediu que a empresa reveja a decisão de cancelar o acesso do escritor.
Após pedido da esquerda, a plataforma financeira @PayPal_BR excluiu o Professor @opropriolavo alegando conteúdo inadequado.
Tal ato vergonhoso acaba com a fonte de renda honesta do Professor Olavo e cala liberdade de expressão. Reveja a decisão, @PayPal.https://t.co/trO4ZFmjAe
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) August 6, 2020