Câmara do Rio rejeita impeachment de Crivella

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: ANTONIO CRUZ/ABR

A Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro decidiu rejeitar, nesta quinta-feira (3/9), por 25 votos a 22, a abertura de um processo de impeachment contra o prefeito da cidade, Marcelo Crivella.

O pedido citava suposta prática de crimes na criação do grupo “Guardiões do Crivella”, de funcionários com a função de atrapalhar o trabalho de jornalistas em frente a hospitais.

O presidente da Câmara, Jorge Felippe, levou ao plenário os pedidos de impeachment feitos pela bancada do PSol e pela deputada estadual Renata Souza, pré-candidata à Prefeitura do Rio. Também foi anexado o pedido protocolado pelo vereador Atila Nunes (DEM).

Todos apontavam alegados crimes que teriam sido cometidos por Crivella pela criação do grupo “Guardiões do Crivella”. Para o PSol, a organização configura flagrante inobservância dos princípios da probidade administrativa, em especial da honestidade, imparcialidade e legalidade, além de possível crime de responsabilidade.

A organização colocava funcionários públicos, detentores de cargos de confiança, para impedir que sejam denunciadas situações de irregularidade no atendimento de saúde, e coibir, às portas dos hospitais, a atuação da imprensa, intimidando jornalistas.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o prefeito atacou a TV Globo, afirmando que ela divulga notícias falsas e age como um “verdadeiro partido político de oposição”. Foi a emissora que revelou a contratação dos funcionários na última segunda-feira (31/8).

“Não é de hoje que o nosso mandato vem sofrendo com reportagens manipuladoras e tendenciosas desse grupo. Desta vez, dedicaram mais de 10 minutos com acusações infundadas, caluniosas e montadas ao meu respeito. Saibam o real interesse dessa empresa que é popularmente chamada de GloboLixo”, escreveu o prefeito.

Metrópoles