Chapa do PSOL à prefeitura do Rio terá Coronel da PM como vice
Foto: Fernando Quevedo / Agência O Globo
Coronel da Polícia Militar, Íbis Souza Pereira será anunciado, na tarde desta quinta-feira (3), vice-candidato a prefeito pelo PSOL na chapa puro-sangue encabeçada pela deputada estadual Renata Souza. O partido chegou a conversar com outras legendas de esquerda, mas, depois que o deputado federal Marcelo Freixo desistiu de disputar o pleito municipal, partidos como o PT se afastaram da aliança eleitoral.
O GLOBO antecipou, no dia 5 de junho, que a chapa do PSOL deveria ser encabeçada por Renata Souza tendo o coronel da PM Íbis Souza Pereira como vice. A dupla havia virado a favorita dentro do diretório municipal após o pastor Henrique Vieira desistir de se candidatar.
— A estratégia do partido é, em um momento no qual a segurança pública é considerada um dos principais pontos de preocupação dos cariocas, sinalizar que policiamento e Direitos Humanos podem caminhar juntos, mesmo que a PM seja subordinada ao estado e não ao município — disse uma fonte do partido.
Após o namoro com o PSOL esfriar, o PT anunciou que lançará a candidatura da ex-governadora Benedita da Silva à Prefeitura do Rio. Já o PDT de Martha Rocha e a Rede do ex-presidente do Flamengo Bandeira de Mello estudam uma composição de chapa, mas ainda não bateram o martelo sobre que encabeçaria e quem seria o vice.
No último dia 24, O GLOBO revelou que o PT também pretende se aproximar dos militares e de seus simpatizantes, em reação à busca do presidente Jair Bolsonaro pelo eleitorado petista. O PT divulgará, este mês, o que chama de “plano de reconstrução nacional”, que incentiva a filiação de militares ao partido e incentiva políticas públicas voltadas para o segmento.