Comissão do Senado acompanhará combate à queimadas no MT

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: TVCA/Reprodução

O Senado instalou nesta quarta-feira (16) uma comissão externa a fim de acompanhar as ações de combate aos incêndios no Pantanal.

O governo federal decretou situação de emergência em Mato Grosso em razão das queimadas. Com isso, o estado poderá reforçar a prevenção e o combate aos focos, assim como manter serviços públicos nas áreas atingidas pelo fogo.

O fogo já destruiu 85% da área do Parque Estadual Encontro das Águas, localizado na região de Porto Jofre, na cidade de Poconé. Segundo o Instituto Centro Vida (ICV), os incêndios consumiram 92 mil hectares do parque, que, ao todo, tem 108 mil hectares.

O presidente da comissão externa será o senador Wellington Fagundes (PL-MT) e o relator, Nelsinho Trad (PSD-MS). A comissão terá prazo de funcionamento de 90 dias.

Além dos dois parlamentares, as senadoras Simone Tebet (MDB-MS) e Soraya Thronicke (PSL-MS) integram a comissão. Os quatro membros do colegiado são de estados atingidos pelos incêndios.

Na primeira reunião, de instalação da comissão, que aconteceu nesta quarta, os senadores aprovaram um pedido de diligência nos locais do incêndio em Mato Grosso.

Os parlamentares visitarão, no próximo sábado (19), as áreas afetadas, como a cidade mato-grossense de Poconé (distante 102 km da capital Cuiabá).

Eles vão sobrevoar as regiões queimadas; se reunir com equipes que atuam na área; conversar com cientistas, organizações e proprietários de fazendas e pousadas.

“Pretendemos, com essa visita in loco, acompanhar as ações de enfrentamento aos incêndios e seus desdobramentos, bem como conhecer os espaços de acolhimento dos animais afetados e conversar com as equipes que estão atuando na região, para subsidiar as futuras ações no âmbito da comissão”, explicou o presidente do colegiado, Wellington Fagundes.

G1