Conferência do clima reunirá nata da política no STF
Foto: Abdias Pinheiro/ASCOM/TSE
Despacho do ministro Luís Roberto Barroso definiu nesta segunda a longa e importante lista de autoridades que estarão na audiência pública no STF sobre mudanças climáticas e meio ambiente.
Além de representantes de universidades e de entidades da iniciativa privada, o evento terá participações do vice-presidente Hamilton Mourão e dos presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara, Rodrigo Maia. Seis ministros do governo também foram convidados: general Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia), André Mendonça (Justiça), Ricardo Sales (Meio Ambiente), Tereza Cristina (Agricultura) e Bento Ribeiro (Minas e Energia). Representantes de órgãos governamentais como Ibama e Funai também estarão no evento.
Os debates ocorrerão nos dias 21 e 22 de setembro no âmbito da ADPF 708, apresentada por PT, PSOL, PSB e Rede, que questionam a atuação do governo em relação ao Fundo Nacional sobre Mudanças do Clima (Fundo Clima).
Representantes de universidades e entidades da sociedade civil, como OAB e Instituto Socioambiental, também participarão. Estão na lista atores da iniciativa privada que atuam na área ambiental, como Natura, além de grandes bancos: Itaú, Bradesco e Santander.
O evento ocorrerá de forma presencial na sala da Primeira Turma e obedecerá as medidas de distanciamento social em razão da pandemia de Covid-19. Quem preferir, poderá falar por meio virtual, no formato de videoconferência.