Deputado bolsonarista combate uso de máscaras

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados/11-12-2019

O deputado bolsonarista Daniel Silveira (PSL-RJ) disse neste domingo que só usa máscaras em locais onde “idiotas enchem o saco” e pregou desobediência à lei que determina o uso obrigatório em locais públicos e ambientes privados de uso público. O objetivo da legislação é atenuar a propagação do coronavírus, que já registra 4,5 milhões de casos e 136,8 mil mortes no Brasil, de acordo com dados da noite de domingo.

Depois que a regra foi aprovada, o presidente Jair Bolsonaro chegou a vetar alguns trechos, como a obrigação do uso de máscaras em igrejas, lojas e escolas. O Congresso, no entanto, derrubou os vetos, fazendo com que o dispositivo voltasse a valer na íntegra.

“As máscaras estão adoecendo pessoas. Coloco somente em locais que idiotas enchem o saco e deixo o nariz descoberto. Existe a lei, mas se a sociedade não obedecer, ela cairá em desuso. Se o parlamento insiste em manter, o povo, dono da democracia, deve fazer valer sua voz”, escreveu o deputado no Twitter.

Não há evidência científica sobre a relação entre o uso de máscaras e o surgimento de doenças em indivíduos. Ao contrário: a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o uso do equipamento para evitar a disseminação do coronavírus, já que as máscaras oferecem uma barreira física contra a propagação de gotículas com potencial de infecção.

O Globo