Estudo diz que 80% dos brasileiros querem “renovação política”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Werther Santana/Estadão

A dois meses do primeiro turno das eleições, partidos tentam se balizar em um cenário de incertezas. Pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, em parceria com a escola de formação do RenovaBR, indica um caminho: oito em cada dez brasileiros ainda sentem a necessidade de renovação política no País. Para eles, as mudanças têm de surgir a partir da participação do povo no processo. “Mostra o descontentamento com a política, mas, ao mesmo tempo, aponta para a esperança de que as coisas se resolvam por meio dela”, diz Eduardo Mufarej.

Segundo Mufarej, fundador do RenovaBR, a pesquisa indica que “a rejeição não é à democracia em si, mas aos atuais políticos”. A escola do movimento contou 1.820 alunos, de diferentes regiões e colorações políticas, em cursos de preparação para a disputa.

“Formar cada vez mais cidadãos preparados para assumir cargos eletivos de forma a entender e representar melhor os eleitores”, diz o empresário sobre os cursos do RenovaBR.

A pesquisa foi realizada com 2,5 mil brasileiros em 72 municípios entre os meses de julho e agosto.

Segundo a pesquisa, 20% dos entrevistados disseram conhecer o RenovaBR, fundado em 2017. O movimento era conhecido apenas por 0,2% da população em 2018.

Estadão