Marcio França obriga Joice a apagar vídeo insultuoso

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pablo Valadares | Câmara dos Deputados

A Justiça Eleitoral determinou que a deputada federal Joice Hasselmann, candidata do PSL à Prefeitura de São Paulo, exclua um vídeo postado em suas redes sociais em que chama o pré-candidato do PSB, o ex-governador Márcio França, de “gângster, mentiroso, frouxo e covarde”.

Na decisão, o juiz Guilherme Silva e Souza afirma que o vídeo se trata de propaganda eleitoral antecipada, visto que o período eleitoral só começa em 26 de setembro.

“As críticas tecidas pela representada ao pré-candidato constituem notória propaganda eleitoral negativa, ou seja, pedido de não voto ao futuro oponente, na medida

em que extrapolam a simples manifestação do pensamento, assumindo, mesmo, caráter ofensivo, calunioso e difamatório”, declara o juiz.

No vídeo de dois minutos publicado em 2 de setembro em sua conta no Twitter, Joice diz que Márcio França “está roçando a cerca para o lado da direita”, referindo-se às agendas que o candidato do PSB tinha feito junto do presidente Jair Bolsonaro em viagens a São Paulo.

França já declarou que aposta no voto dos bolsonaristas para derrotar o prefeito Bruno Covas (PSDB) num eventual segundo turno da eleição. Ele tem sido criticado internamente por correligionários e aliados do PDT, partido aliado do PSB no pleito paulistano.

Após a publicação de Joice, o pessebista compartilhou um trecho do vídeo e respondeu chamando-a de “boneca de ventríloquo” e que estaria “alugada para o esquema Doria”. Em seguida ele publicou fotos antigas de Joice Hasselmann junto do governador João Doria (PSDB) e de Bruno Covas.

Joice Hasselmann tem até as 10h30 da próxima sexta-feira para retirar o conteúdo do ar, de acordo com a decisão da Justiça.

Em nota, a defesa da deputada disse que “recebeu com surpresa” o pedido de retirada do vídeo no qual, segundo a defesa, a deputada “afirma que vai revelar falcatruas cometidas por ele, pois o próprio França republicou o vídeo em suas redes, de tão ofendido que ficou. Aliás, o vídeo continua nas redes do pré-candidato”.

O Globo