Candidatos em Roraima fazem ataques xenofóbicos a venezuelanos

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Capital de Roraima, Boa Vista tem 11 candidatos a prefeito, dos quais 3 têm tratado na campanha de uma suposta ameaça representada pelos imigrantes venezuelanos. Todos de direita.

Nicoletti, do PSL, promete acabar com o que chama de “privilégios” de que a comunidade desfrutaria. Eles incluiriam a prioridade no uso de serviços públicos e o trabalho desimpedido no comércio informal em plena pandemia.

Gerlane, do PP, vai além. Anuncia que pressionará o governo federal pelo fechamento de 9 dos 11 abrigos que existem hoje na cidade para abrigar uma comunidade, que, segundo algumas estimativas, passa de 30 mil pessoas.

Luciano Castro, do PL, relaciona, em seu programa de governo, os venezuelanos à criminalidade. Uma de suas promessas é “reforçar a ação da Guarda Municipal na prevenção e repressão a ações delituosas e criminosas cometidas por imigrantes contra o patrimônio público”.

Parece que a retórica anti-imigrantes, tão comum na Europa e nos EUA, chegou de vez à direita brasileira. Ainda é um fenômeno um tanto restrito a áreas em que esse assunto é quente, como Roraima.

Redação com Folha