Confira os primeiros debates para prefeituras de todo país

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: KELLY FUZARO/BAND

São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS) foram algumas das cidades brasileiras que tiveram a noite de quinta-feira, 1º de outubro, movimentada por debates entre os principais candidatos às prefeituras. Realizados presencialmente nos estúdios da TV Bandeirantes pelo País, nenhum dos encontros teve plateia e foram marcados pelo uso de máscaras e respeito ao distanciamento social, como medidas de prevenção ao novo coronavírus.

Na capital paulista, o primeiro debate ficou marcado pelos ataques direcionados ao candidato do Republicanos, Celso Russomanno. O líder da última pesquisa do Ibope, publicada pelo Estadão, se associou ao presidente Jair Bolsonaro e se apresentou como o “único candidato que tem amizade com o presidente”. Veja nesta matéria as perguntas direcionadas ao candidato, além dos “melhores momentos” do encontro e as propostas apresentadas pelos 11 participantes.

Na análise do cientista político Rafael Cortez, além do ex-repórter televisivo, o debate também teve como foco o atual prefeito da cidade, Bruno Covas (PSDB), que pleiteia a eleição.

No primeiro debate do Rio, também se destacaram os ataques ao atual prefeito da cidade, Marcelo Crivella (Republicanos), e ao ex-prefeito Eduardo Paes (DEM), ambos candidatos à reeleição. Crivella rebateu críticas à sua gestão impopular com a ideologização do debate, mencionando temas como “ideologia de gênero” e “kit gay”. Já Paes protagonizou embates com a candidata Martha Rocha, do PDT, mas foi poupado de questionamentos sobre a denúncia na qual tornou-se réu por caixa 2 em 2012.

O atual prefeito da capital, candidato à reeleição e primeiro colocado nas pesquisas, Alexandre Kalil (PSD), faltou ao primeiro debate da corrida eleitoral de Belo Horizonte deste ano. Mesmo sem a sua presença, a gestão foi o principal foco dos adversários no encontro, que correu sem embates intensos.

Estadão