Eleição faz covas matricular crianças em creches virtuais

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Zanone Fraissat/Folhapress

Famílias que aguardam vaga na fila da creche da Prefeitura de São Paulo estão sendo surpreendidas com a matrícula compulsória das crianças sem aviso ou autorização dos responsáveis. Em alguns casos, após muita busca, os pais descobrem que as unidades ainda estão em obras.

A medida, segundo funcionários das DREs (Diretorias Regionais de Ensino) e de creches e especialistas, é uma manobra para inflar os dados de matrículas da rede.

As vagas nas unidades começaram a ser preenchidas no fim de setembro, após envio de memorando da Secretaria Municipal da Educação às DREs orientando que alunos da fila fossem matriculados em 2020, mesmo só ingressando na rede em 2021.

​A Folha teve acesso ao documento e revelou que as creches estavam sendo orientadas a matricular os alunos mesmo sem ter as vagas físicas. Na ocasião, a gestão Bruno Covas (PSDB) disse que todas as vagas criadas eram reais e concretas.

Nesta quarta (14), a Prefeitura de São Paulo informou que, mesmo com as unidades ainda em obras, está entregando novas vagas existentes. A gestão municipal disse ser permitido pelas normas da Secretaria de Educação realizar a matrícula das crianças durante o período de finalização das obras.

Redação com Folha