Eleitores sexagenários primeiro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Eleitores com mais de 60 anos terão prioridade para votar no período das 7h às 10h no primeiro turno das eleições municipais, que acontece no dia 15 de novembro. O anúncio foi feito pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio de Janeiro nesta segunda-feira.

De acordo com o TRE-RJ, a medida segue uma recomendação da Justiça Eleitoral, com base nas orientações de uma consultoria sanitária para prevenir o contágio do coronavírus. Pessoas com menos de 60 anos ainda podem votar nesse horário, mas devem preferencialmente se programar para votar a partir das 10h, informou o comunicado.

De acordo com o TRE, mais de 3,1 milhões de eleitores têm mais de 60 anos, faixa etária que corresponde a cerca de 25% do eleitorado.

O TRE também anunciou outras medidas para evitar a contaminação por Covid-19 nos locais de votação, como o uso obrigatório da máscara e a proibição de consumo de alimentos. “Ao entrar na seção, o eleitor deverá mostrar o documento oficial com foto, esticando os braços em direção ao mesário, que verificará os dados de identificação a distância. Caso julgue necessário, o mesário pode solicitar que o eleitor abaixe a máscara, para o reconhecimento facial. Outras orientações da Justiça Eleitoral são a de que o eleitor leve de casa a caneta para assinar o caderno de votação e que higienize as mãos com álcool gel, antes e depois de votar”, completa a nota.

O Globo