Em Florianópolis, rejeição a Bolsonaro é o dobro da aprovação

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Alan Santos / PR

A administração do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é considerada ruim ou péssima por 47% dos eleitores de Florianópolis, enquanto 44% desaprovam o governo estadual de Carlos Moisés (PSL). Os números são da pesquisa do Ibope encomendada pela NSC Comunicação para mostrar o cenário eleitoral da Capital catarinense.

A mesma pesquisa analisa a corrida pela prefeitura de Florianópolis e indica que o atual prefeito, Gean Loureiro (DEM), largou na frente da disputa com 44% das intenções de voto. Segundo o Ibope, 58% dos entrevistados na Capital aprovam a atual gestão do prefeito.

A pesquisa foi feita entre os dias 3 e 5 de outubro e entrevistou 602 pessoas em Florianópolis. A margem de erro é de quatro pontos para mais ou para menos, e o índice de confiança da pesquisa é de 95%.

Em relação ao governo federal, a avaliação de Bolsonaro é ruim ou péssima para 47% dos entrevistados, enquanto 33% acham a administração do presidente boa ou ótima. A avaliação de Bolsonaro é melhor entre os homens e pior entre as mulheres, chegando a 60% de reprovação entre o público feminino. A idade também influencia, e a popularidade do presidente melhora entre a população mais velha. Entre os jovens com idade entre 16 e 24 anos 8% consideram o governo Bolsonaro bom ou ótimo, mas o número sobe para 50% no público entre 45 e 54 anos.

Já para o governador Carlos Moisés (PSL), que vive atualmente um processo de impeachment em andamento, 44% dos entrevistados na Capital acham a gestão dele no governo de Santa Catarina ruim ou péssima. A avaliação de bom ou ótimo, no entanto, é de apenas 21%.

Diferentemente de Bolsonaro, a popularidade do governador varia menos entre homens e mulheres, mas a aprovação de Moisés é ligeiramente maior entre os entrevistados mais velhos, com mais de 45 anos.

Em relação ao prefeito da Capital, Gean Loureiro (DEM), a pesquisa também questionou os entrevistados sobre a maneira como a administração pública enfrentou a pandemia do coronavírus.

Para 64% dos entrevistados a prefeitura lidou de forma boa ou ótima contra a pandemia, e apenas 11% acharam a gestão ruim ou péssima.

NSC Total