Empresário revela à PF ação de Eduardo Bolsonaro por rádio conservadora

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução CNN

Em depoimento à Polícia Federal, o empresário bolsonarista Otávio Fakhoury afirmou que pediu a ajuda do deputado federal Eduardo Bolsonaro para que apresentasse a ele pessoas ligadas a igrejas, a fim de concretizar seu projeto de criar uma rádio conservadora. Fakhoury é um dos investigados no inquérito que apura a realização e financiamento de atos antidemocráticos.

Na oitiva realizada em 30 de setembro, o empresário relatou que um radialista que lhe prestou consultoria afirmou que muitas rádios estavam ligadas a pastores de igrejas. Fakhoury afirmou que “diante disso, solicitou a título de amizade a Eduardo Bolsonaro se ele conhecia e poderia apresentar algum desses pastores ou pessoas ligadas a igrejas com o objetivo de apresentá-los ao declarante”. Fakhoury disse que queria “ter ideia de valores” de aluguel de rádios.

O empresário contou que Eduardo Bolsonaro “trouxe a informação obtida por meio do (pastor) RR Soares” e lhe passou o contato dele para que seguisse com as tratativas. Fakhoury disse, porém, que não procurou RR Soares e que a criação da rádio continua em “fase de planejamento”.

Em depoimento tomado no mesmo inquérito, RR Soares afirmou à PF que foi procurado por Eduardo, que lhe pediu ajuda para encontrar uma estação de rádio em São Paulo para alugar. No depoimento, o pastor afirmou ter conversado com alguns proprietários de rádios e que um deles lhe disse ter faturamento mensal de cerca de R$ 1 milhão, valor informado ao filho “03” do presidente Jair Bolsonaro.

Fakhoury também disse aos investigadores que Eduardo Bolsonaro não tinha interesse pessoal no tema e que falou com RR Soares para “auxiliá-lo”. Ele afirmou ainda que o aluguel da rádio é uma “tratativa privada que não envolve atuação de ente público”.

Procurado, Otávio Fakhoury disse que a criação de uma rádio conservadora deixou de ser um projeto pessoal e passou a ser desenvolvido pelo Instituto Força Brasil, do qual é vice-presidente. O presidente da entidade é o coronel Elcio Bruno de Almeida. A assessoria de Eduardo Bolsonaro não respondeu os contatos da coluna.

O Globo