Grande parte dos paulistanos não conhece Boulos e França
Foto: Reprodução
Passadas duas semanas do horário eleitoral gratuito, apenas os dois líderes nas pesquisas de intenção de voto em São Paulo, Bruno Covas (PSDB) e Celso Russomanno (Republicanos) são amplamente conhecidos na capital.
De acordo com o Datafolha, ao passo que o atual prefeito e o deputado federal são conhecidos por 97% dos eleitores entrevistados pelo instituto de pesquisa, seus perseguidores mais próximos ainda são desconhecidos de parte considerável do eleitorado.
Em terceiro lugar com 14% das intenções de voto, Guilherme Boulos (PSOL) é conhecido de apenas 57% do eleitorado. Logo atrás, Márcio França tem 10% das intenções de voto é o quarto colocado. Entretanto, apenas 79% dizem conhecer o ex-governador.
A diferença entre Covas e Russomanno e seus principais adversários, entretanto, chama mais atenção ainda quando os eleitores são questionados sobre quais candidatos eles conhecem muito bem.
Enquanto 50% dizem conhecer muito bem o atual prefeito e 53% dizem que conhecem muito bem o deputado federal, esse número cai pela metade para Boulos e França.
O candidato do PSOL, por exemplo, tenta aumentar sua intenção de voto na periferia, entre eleitores mais pobres e menos escolarizados. Os dados do Datafolha indicam que Boulos ainda é bastante desconhecido entre esse grupo: cerca de 6 a cada 10 eleitores com renda famiiar de até 2 salários-mínimos conhece o candidato do PSOL.
Como padrão de comparação, 97% dos eleitores nessa fatia do eleitorado conhecem Celso Russomanno.
O grupo do eleitorado para quem Boulos é mais desconhecido são os eleitores que fizeram até o ensino fundamental: 33% dizem que não conhecem o candidato. Apenas 7% desses eleitores afirmaram que conhecem muito bem o líder dos sem-teto. Sete vezes mais eleitores que fizeram até o ensino fundamental dizem conhecer muito bem Russomanno.
Boulos é menos conhecido nesse eleitorado do que o candidato do PT, Jilmar Tatto.
Em Belo Horizonte, a alta exposição do tempo de prefeito conta a favor de Alexandre Kalil, segundo a pesquisa. Do total de eleitores, 99% responderam conhecê-lo. Responderam o mesmo sobre João Vítor Xavier 43% dos entrevistados, sobre Áurea Carolina, 20%, e, sobre Bruno Engler, 14%