Indicado ao STF se reúne com oposição

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/ Valor Econômico

Indicado para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), o desembargador Kassio Marques se reuniu com o líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP). O encontro ocorre na residência do parlamentar em Brasília e faz parte do ritual de busca por votos no Senado. Isso porque Marques precisa ser aprovado pela maioria dos senadores para assumir uma cadeira no Supremo. Antes da votação em plenário, o desembargador passa por sabatina, prevista para o dia 21. Ele foi indicado para a vaga de Celso de Mello, que se aposenta no próximo dia 13.

Kassio Marques chegou por volta das 19h ao local, mas não respondeu a perguntas dos jornalistas presentes. Mais cedo, o desembargador também participou de uma videoconferência com cerca de dez senadores, na qual falou sobre sua trajetória no Judiciário e opinou sobre assuntos pertinentes ao cargo.

Na ocasião, Marques agradou aos senadores ao dizer que, o que é da competência do Congresso, os parlamentares decidem e o Supremo cumpre. Questionado, ele lembrou já ter se posicionado pela possibilidade de prisão após condenação em segunda instância, mas que a partir de uma análise caso a caso.

Após o encontro com Randolfe, Kassio Marques também terá uma agenda com a senadora Kátia Abreu (PP-TO), com quem já esteve na semana passada. Kátia é vizinha de Randolfe em Brasília, mas optou por fazer uma conversa separada. O Valor apurou que ela convidou outros oito senadores para participarem deste encontro.

O desembargador traz em seu currículo no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) a informação de que é “pós-doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Messina, Itália (Universitá Degli Studi di Messina)” e que possui “postgrado em Contratación Pública. Universidad de La Coruña – Espanha”. No entanto, as universidades informaram que o curso italiano se tratou de uma especialização, equivalente a um ciclo de seminários, e o espanhol foi apenas um curso de extensão.

Valor Econômico