Lula, Maduro e Fernandez saúdam vitória de Arce
Foto: Reprodução/Sputnik – de La Paz/Caracas
Luiz Inácio Lula da Silva, Alberto Fernández, Nicolás Maduro e outros líderes mundiais usaram as redes sociais nesta segunda-feira (19/10) para parabenizar a vitória de Luis Arce Catacora, candidato do partido Movimento ao Socialismo, nas eleições presidenciais da Bolívia.
Nesta madrugada, após o pleito de domingo (18/10), uma pesquisa de boca de urna divulgada pela Fundação Jubileo indicou uma vitória de Arce no primeiro turno com 53% dos votos.
“Recuperamos a democracia e a esperança. Vamos redirecionar nosso processo de mudança sem ódio, defendendo e superando nossos erros”, disse o candidato do MAS.
O ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, parabenizou o candidato do MAS pela vitória e disse que a democracia foi restabelecida na Bolívia.
“Meus parabéns ao povo boliviano, que restabeleceu sua democracia. Parabéns para Lucho Arce e meu amigo Evo Morales, que depois de um ano difícil podem ver respeitado o voto popular. Que a Bolívia retorne ao caminho do desenvolvimento com inclusão e soberania”, disse.
Meus parabéns ao povo boliviano, que restabeleceu sua democracia. Parabéns para @LuchoXBolivia e meu amigo @evoespueblo, que depois de um ano difícil podem ver respeitado o voto popular. Que a Bolívia retorne ao caminho do desenvolvimento com inclusão e soberania.
— Lula (@LulaOficial) October 19, 2020
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, também celebrou a vitória de Arce no primeiro turno das eleições presidenciais da Bolívia e disse que o povo boliviano derrotou o golpe de Estado “pelo voto”.
“Grande vitória! O povo boliviano unido e consciente derrotou com votos o golpe de Estado que deram a nosso irmão Evo. Parabéns ao presidente eleito Luis Arce, ao vice-presidente Davi Choquehuanca e ao nosso índio chefe do Sul Evo Morales”, disse.
¡Gran Victoria! El pueblo boliviano unido y consciente derrotó con votos el golpe de Estado que le dieron a nuestro hermano Evo. Felicitaciones al presidente electo Luis Arce, al vicepresidente David Choquehuanca y a nuestro Jefe Indio del Sur @evoespueblo. ¡Jallalla Bolivia! pic.twitter.com/nZgOJs57hL
— Nicolás Maduro (@NicolasMaduro) October 19, 2020
O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Jorge Arreaza, também celebrou a vitória da chapa do MAS nas eleições. O chanceler afirmou que a “reação democrática e popular” foi “avassaladora” e declarou que o poder político “retirado à força” foi “retomado”.
“Um ano atrás na Bolívia, um golpe de Estado fascista foi executado. A reação democrática popular foi avassaladora. Com votos, em paz, o povo boliviano retoma o poder político do qual foi retirado à força. Como dizia Hugo Chávez: só o povo salva o povo”, disse.
Hace un año en #Bolivia se ejecutó un golpe de Estado fascista. El contragolpe democrático popular ha sido fulminante. Con votos, en paz, el pueblo boliviano retoma el poder político del que fue desplazado por la fuerza. Tal como decía Hugo Chávez: sólo el Pueblo salva al Pueblo. pic.twitter.com/LhS1Rb0CrE
— Jorge Arreaza M (@jaarreaza) October 19, 2020
O mandatário argentino Alberto Fernández também cumprimentou Arce e o MAS pela vitória e disse que essa é uma “boa notícia” para todos que “defendem a democracia na América Latina”.
“A vitória do MAS na Bolívia não é apenas uma boa notícia para aqueles que como nós defende a democracia, é também um ato de justiça diante das agressões sofridas pelo povo boliviano. Parabéns, Luis Arce”, disse.
La victoria del @BOmereceMAS en Bolivia no solo es una buena noticia para quienes defendemos la democracia en América Latina; es, además, un acto de justicia ante la agresión que sufrió el pueblo boliviano.
¡Felicitaciones, @LuchoXBolivia! pic.twitter.com/jBt8YMyT2Z
— Alberto Fernández (@alferdez) October 19, 2020
A ex-presidente Dilma Rousseff felicitou a “lição do bravo povo boliviano” que “recuperou a democracia nas urnas”. A petista ainda pediu que essa vitória “inspire” os povos latino-americanos que “sofrem com regimes neoliberais e autoritários”.
“Eu comemoro com Luis Arce e Evo Morales a lição do bravo povo boliviano que recuperou a democracia nas urnas. Que essa vitória inspire o povos do nosso continente que sofrem com regimes neoliberais e autoritários”, afirmou.
Celebro con @LuchoXBolivia y @evoespueblo la lección del valiente pueblo boliviano, que recuperó la democracia en las urnas. Que la victoria inspire a los pueblos de nuestro continente que sufren bajo regímenes neoliberales y autoritarios.
— Dilma Rousseff (@dilmabr) October 19, 2020
Na Bélgica, o ex-presidente do Equador Rafael Correa afirmou que a Bolívia “volta” para as mãos de seu povo e classificou a vitória do MAS como um “castigo” às forças golpistas.
“A Bolívia volta para as mãos de seu povo, e de que maneira! Que castigo para a direita boliviana criminosa, sua imprensa cúmplice, Almagro e seus capangas. Até a vitória, sempre!”, afirmou.
🔴🔴🔴
¡Vuelve Bolivia a manos de su pueblo, y de qué forma!
¡Qué reivindicación para Evo!
¡Qué castigo para la criminal derecha boliviana, su prensa cómplice, Almagro y sus secuaces!
¡Pronto volverá Ecuador!
¡Pronto volverá la Patria Grande!
¡Hasta la victoria siempre!✊🏽 https://t.co/c4nG0Q8p3n— Rafael Correa (@MashiRafael) October 19, 2020
O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, e o chanceler, Bruno Rodríguez, também mandaram seu apoio e felicitações aos vitoriosos bolivianos. Díaz-Canel afirmou que o partido “recuperou nas urnas” o poder que foi retirado pela “oligarquia” e com a “cumplicidade da OEA”.
“Parabéns ao MAS, que recuperou nas urnas o poder que foi usurpado pela oligarquia, com a cumplicidade da OEA e da via imperial. Cuba compartilha a alegria pelo triunfo de Luis Arce. O ideal boliviano renasce”. declarou.
Felicitaciones al #MAS, que ha recuperado en las urnas, el poder que le fue usurpado por la oligarquía, con la complicidad de la #OEA y la guía imperial. #Cuba comparte alegría por el triunfo de #LuisArce. Renace ideal bolivariano. pic.twitter.com/IdDXR5BkOa
— Miguel Díaz-Canel Bermúdez (@DiazCanelB) October 19, 2020
Rodríguez, por sua vez, afirmou que a vitória do MAS devolve a “justiça e o bem-estar” à Bolívia. “Parabéns Luis Arce e Davi Choquehuanca e ao MAS pela vitória histórica e importante que devolverá a justiça e o bem-estar ao nosso povo irmão boliviano. Via Evo!”, disse.
Victoria del Pueblo. Felicidades a los cros Luis Arce y David Choquehunca y al #MAS por la histórica y trascendental victoria que retornará justicia y bienestar al hermano pueblo boliviano. !Viva Evo! !Jallalla Bolivia! @LuchoXBolivia @evoespueblo pic.twitter.com/vYZcvEhecg
— Bruno Rodríguez P (@BrunoRguezP) October 19, 2020
Fernando Lugo, ex-presidente do Paraguai, felicitou os bolivianos pela “grande festa democrática” que deu vitória a Luis Arce. Lugo parabenizou a chapa do MAS afirmando que é um “enorme triunfo” e um “farol de exemplo e esperança para toda a nossa América”.
“Meus parabéns a todo povo boliviano por esta grande festa democrática, e meu abraço fraterno aos companheiros Luis Arce, Davi Choquehuanca, Evo Morales e todo o partido Movimento ao Socialismo por este enorme triunfo que é um farol e esperança para toda nossa América”, afirmou.
Mis felicitaciones a todo el pueblo de Bolivia por esta gran fiesta democrática, y mi abrazo fraterno para los compañeros @LuchoXBolivia, @LaramaDavid, @evoespueblo y a todo el @BOmereceMAS por este enorme triunfo que es un faro de ejemplo y esperanza para toda nuestra América! https://t.co/0uSw84oXtY
— Fernando Lugo (@lugo_py) October 19, 2020
O vice-primiê da Espanha, Pablo Iglesias, parabenizou o que chamou de “nova vitória histórica do Movimento ao Socialismo”. “Deixaram os bolivianos votar e eles disseram isso de novo muito claramente. Nova vitória histórica do Movimento ao Socialismo e uma lição cidadã ao golpe. Parabéns presidente Luis Arce”, afirmou.
Dejaron votar a los bolivianos y lo han vuelto a decir muy claro. Nueva victoria histórica del Movimiento al Socialismo y lección ciudadana al golpismo. Felicidades presidente @LuchoXBolivia
— Pablo Iglesias 🔻 (@PabloIglesias) October 19, 2020
O Grupo de Puebla, organização formada por 30 líderes progressistas de 12 países da América Latina, celebrou o que chamou de “contundente” vitória do povo boliviano.
“Comemoramos a contundente vitória do povo boliviano que elegeu Luis Arce e Davi Choquehuanca. #VamosASalirAdelante”, disse o grupo.
¡Jallala hermanas y hermanos bolivianos! Celebramos la contundente victoria del pueblo boliviano que eligió a @LuchoXBolivia y @LaramaDavid.#VamosASalirAdelante
— Grupo de Puebla (@ProgresaLatam) October 19, 2020
Luis Almagro, secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), que contestou os resultados das eleições de 2019, reconheceu a vitória de Luis Arce na Bolívia. “O povo boliviano se manifestou nas urnas. Nós parabenizamos Luis Arce e Davi Choquehuanca desejando a vocês sucesso em seus trabalhos futuros. Tenho certeza de que, com a democracia, eles saberão construir um futuro brilhante para seu país. Um reconhecimento ao povo boliviano”, afirmou.
El pueblo de Bolivia se ha expresado en las urnas. Felicitamos a @LuchoXBolivia y @LaramaDavid deseando éxito en sus labores futuras. Estoy seguro que desde la democracia sabrán forjar un futuro brillante para su país. Un reconocimiento al pueblo boliviano. pic.twitter.com/J3rSl4O7Sf
— Luis Almagro (@Almagro_OEA2015) October 19, 2020