Lula, Maduro e Fernandez saúdam vitória de Arce

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/Sputnik – de La Paz/Caracas

Luiz Inácio Lula da Silva, Alberto Fernández, Nicolás Maduro e outros líderes mundiais usaram as redes sociais nesta segunda-feira (19/10) para parabenizar a vitória de Luis Arce Catacora, candidato do partido Movimento ao Socialismo, nas eleições presidenciais da Bolívia.

Nesta madrugada, após o pleito de domingo (18/10), uma pesquisa de boca de urna divulgada pela Fundação Jubileo indicou uma vitória de Arce no primeiro turno com 53% dos votos.

“Recuperamos a democracia e a esperança. Vamos redirecionar nosso processo de mudança sem ódio, defendendo e superando nossos erros”, disse o candidato do MAS.

O ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, parabenizou o candidato do MAS pela vitória e disse que a democracia foi restabelecida na Bolívia.

“Meus parabéns ao povo boliviano, que restabeleceu sua democracia. Parabéns para Lucho Arce e meu amigo Evo Morales, que depois de um ano difícil podem ver respeitado o voto popular. Que a Bolívia retorne ao caminho do desenvolvimento com inclusão e soberania”, disse.

 

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, também celebrou a vitória de Arce no primeiro turno das eleições presidenciais da Bolívia e disse que o povo boliviano derrotou o golpe de Estado “pelo voto”.

“Grande vitória! O povo boliviano unido e consciente derrotou com votos o golpe de Estado que deram a nosso irmão Evo. Parabéns ao presidente eleito Luis Arce, ao vice-presidente Davi Choquehuanca e ao nosso índio chefe do Sul Evo Morales”, disse.

 

O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Jorge Arreaza, também celebrou a vitória da chapa do MAS nas eleições. O chanceler afirmou que a “reação democrática e popular” foi “avassaladora” e declarou que o poder político “retirado à força” foi “retomado”.

“Um ano atrás na Bolívia, um golpe de Estado fascista foi executado. A reação democrática popular foi avassaladora. Com votos, em paz, o povo boliviano retoma o poder político do qual foi retirado à força. Como dizia Hugo Chávez: só o povo salva o povo”, disse.

 

O mandatário argentino Alberto Fernández também cumprimentou Arce e o MAS pela vitória e disse que essa é uma “boa notícia” para todos que “defendem a democracia na América Latina”.

“A vitória do MAS na Bolívia não é apenas uma boa notícia para aqueles que como nós defende a democracia, é também um ato de justiça diante das agressões sofridas pelo povo boliviano. Parabéns, Luis Arce”, disse.

 

A ex-presidente Dilma Rousseff felicitou a “lição do bravo povo boliviano” que “recuperou a democracia nas urnas”. A petista ainda pediu que essa vitória “inspire” os povos latino-americanos que “sofrem com regimes neoliberais e autoritários”.

“Eu comemoro com Luis Arce e Evo Morales a lição do bravo povo boliviano que recuperou a democracia nas urnas. Que essa vitória inspire o povos do nosso continente que sofrem com regimes neoliberais e autoritários”, afirmou.

 

Na Bélgica, o ex-presidente do Equador Rafael Correa afirmou que a Bolívia “volta” para as mãos de seu povo e classificou a vitória do MAS como um “castigo” às forças golpistas.

“A Bolívia volta para as mãos de seu povo, e de que maneira! Que castigo para a direita boliviana criminosa, sua imprensa cúmplice, Almagro e seus capangas. Até a vitória, sempre!”, afirmou.

 

O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, e o chanceler, Bruno Rodríguez, também mandaram seu apoio e felicitações aos vitoriosos bolivianos. Díaz-Canel afirmou que o partido “recuperou nas urnas” o poder que foi retirado pela “oligarquia” e com a “cumplicidade da OEA”.

“Parabéns ao MAS, que recuperou nas urnas o poder que foi usurpado pela oligarquia, com a cumplicidade da OEA e da via imperial. Cuba compartilha a alegria pelo triunfo de Luis Arce. O ideal boliviano renasce”. declarou.

 

Rodríguez, por sua vez, afirmou que a vitória do MAS devolve a “justiça e o bem-estar” à Bolívia. “Parabéns Luis Arce e Davi Choquehuanca e ao MAS pela vitória histórica e importante que devolverá a justiça e o bem-estar ao nosso povo irmão boliviano. Via Evo!”, disse.

 

Fernando Lugo, ex-presidente do Paraguai, felicitou os bolivianos pela “grande festa democrática” que deu vitória a Luis Arce. Lugo parabenizou a chapa do MAS afirmando que é um “enorme triunfo” e um “farol de exemplo e esperança para toda a nossa América”.

“Meus parabéns a todo povo boliviano por esta grande festa democrática, e meu abraço fraterno aos companheiros Luis Arce, Davi Choquehuanca, Evo Morales e todo o partido Movimento ao Socialismo por este enorme triunfo que é um farol e esperança para toda nossa América”, afirmou.

 

O vice-primiê da Espanha, Pablo Iglesias, parabenizou o que chamou de “nova vitória histórica do Movimento ao Socialismo”. “Deixaram os bolivianos votar e eles disseram isso de novo muito claramente. Nova vitória histórica do Movimento ao Socialismo e uma lição cidadã ao golpe. Parabéns presidente Luis Arce”, afirmou.

 

O Grupo de Puebla, organização formada por 30 líderes progressistas de 12 países da América Latina, celebrou o que chamou de “contundente” vitória do povo boliviano.

“Comemoramos a contundente vitória do povo boliviano que elegeu Luis Arce e Davi Choquehuanca. #VamosASalirAdelante”, disse o grupo.

 

Luis Almagro, secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), que contestou os resultados das eleições de 2019, reconheceu a vitória de Luis Arce na Bolívia. “O povo boliviano se manifestou nas urnas. Nós parabenizamos Luis Arce e Davi Choquehuanca desejando a vocês sucesso em seus trabalhos futuros. Tenho certeza de que, com a democracia, eles saberão construir um futuro brilhante para seu país. Um reconhecimento ao povo boliviano”, afirmou.

 

Opera Mundi