Pesquisa diz que só 10% da população quer voltar às aulas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Na opinião de 49% dos eleitores da cidade de São Paulo, as aulas presenciais só deveriam voltar quando houver uma vacina contra o novo coronavírus, de acordo com pesquisa XP/Ipespe, divulgada nesta quinta-feira com exclusividade pelo Valor. Para 33%, o retorno deveria ficar para 2021.

Somente 10% dos entrevistados acreditam que os alunos deveriam voltar ainda neste mês e outros 5% disseram que o retorno poderia ocorrer em novembro ou dezembro. Outros 3% não souberam ou não responderam. Há vacinas em fase de teste no país, mas não há previsão de quando estarão disponíveis.

As aulas presenciais foram interrompidas no Estado de São Paulo em meados de março em razão do risco de contágio de covid-19. Ontem (7), escolas públicas e particulares na capital reabriram para atividades extracurriculares, com limitação a 20% da capacidade. No Estado, o governo João Doria autorizou a retomada do ensino regular presencial desde ontem, mas cada município tem autonomia para decidir se adere ou não. A Prefeitura de São Paulo prevê retomar as aulas em 3 de novembro.

A pesquisa também perguntou aos entrevistados em quem eles pretendem votar para prefeito de São Paulo. O deputado federal Celso Russomanno (Republicanos) e o atual prefeito Bruno Covas (PSDB) seguem à frente. Ambos cresceram na comparação com a sondagem realizada na semana anterior.

Russomanno tinha 24% das intenções de voto na semana passada e agora tem 27%. Covas passou de 21% para 22%. O candidato do Psol, Guilherme Boulos, aparece em terceiro lugar, mantendo os 10% de intenção de voto da semana anterior. França oscilou para baixo, dentro da margem de erro, de 9% para 8%. Jilmar Tatto (PT) e Arthur do Val (Patriota) passaram de 2% cada na semana passada para 3% agora.

Valor Econômico