Sleeping Giants se fustigando Olavo de Carvalho

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O Sleeping Giants Brasil, movimento que mira o financiamento de sites que disseminam desinformação, enviou uma carta a um fundo canadense que controla parte das ações do PagSeguro, pertencente ao grupo UOL, em uma tentativa de suspender a venda de cursos e produtos de Olavo de Carvalho por meio da plataforma. O movimento alerta no texto obtido pelo Sonar que o ideólogo de direita dissemina discurso de ódio e mensagens falsas sobre a pandemia de covid-19 e pede que o Canada Pension Plan Investment Board (CPPIB), que detém 2,44% das ações do PagSeguro, tome providências e, inclusive, deixe de investir na companhia, caso ela se recuse a suspender os pagamentos.

“A empresa (PagSeguro) não tem cumprido seus próprios termos de uso em relação a produtos específicos que vende, abdicando da aplicação de regras próprias em relação aos produtos e serviços vendidos por Olavo de Carvalho, pessoa que reconhecidamente divulga desinformação, discursos de ódio contra minorias LGBTs, raciais, étnicas e de gênero e informações falsas sobre a pandemia de covid-19”, argumenta o Sleeping Giants no documento.

O Sleeping Giants listou publicações de Olavo de Carvalho com ataques a minorias e mensagens falsas sobre o uso de máscaras para conter a disseminação da pandemia de covid-19, vacinação e outros temas da área da saúde. O movimento afirma no documento que vem alertando o PagSeguro desde 27 de junho sobre o tema e ressaltou que o termo de uso da plataforma proíbe, entre outros pontos, “usar linguagem ou imagem ou transmitir ou propagar mensagem ou material que denotem ou promovam o preconceito de raça, cor, etnia, religião ou origem, ou que incitem à violência ou ao ódio”.

Em julho, em resposta ao Sleeping Giants Brasil, o PagSeguro afirmou por meio do Twitter que “instituições de pagamentos devem garantir acesso não discriminatório aos seus serviços e liberdade de escolha dos usuários finais”. Procurada pelo Sonar para comentar a notificação enviada ao Canada Pension Plan Investment Board, a plataforma informou que o fundo “recebeu prontamente todos os esclarecimentos do PagSeguro”. Já o Canada Pension Plan Investment Board disse que não irá comentar o assunto.

Em agosto, a plataforma de pagamentos norte-americana PayPal bloqueou a conta de arrecadação de Olavo de Carvalho, após pressão do Sleeping Giants Brasil. A empresa considerou que o ideólogo desrespeitou sua política contra discurso de ódio.

O Globo