Fake news caíram 2/3 em relação a 2018
Foto: Reprodução
Para aqueles que achavam que os ataques às urnas eletrônicas e à credibilidade do processo eleitoral brasileiro tinham atingido seu ápice em 2018, o primeiro domingo de eleição de 2020 foi um susto. A soma das falhas técnicas envolvendo o aplicativo e-Título com o vazamento de dados antigos do Tribunal Superior Eleitoral e a demora na totalização dos votos inflou as teorias da conspiração e, agora, obriga o TSE a se preparar de forma mais robusta para o segundo turno.
Mas um ponto deve ser ressaltado: o número de checagens publicadas ao longo do último fim de semana indica que a desinformação relativa ao processo eleitoral foi menor neste ano, se comparado com 2018.
Desde 1º de outubro, AFP, Agência Lupa, Aos Fatos, Boatos.org, Comprova, E-Farsas, Estadão Verifica, UOL Confere e Fato ou Fake trabalham em parceria com o TSE para fazer frente às notícias falsas de cunho eleitoral. A aliança consiste numa versão mais robusta, organizada e institucionalizada da iniciativa colaborativa #CheckBR, levada a cabo por seis times de verificadores há dois anos.
Redação com Folha
O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia
Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.
CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99
Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.