Lula prevê crescimento do PT em 2020

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Gonçalo Junior / Estadão

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva acredita que o PT sairá fortalecido das eleições municipais de 2020 e que vai conseguir recuperar o poder em muitas cidades onde foi derrotado em 2016, o período “mais massacrante da história do partido”, em sua opinião. A afirmação foi feita na manhã deste domingo, 15, quando o ex-presidente votou em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.

“Esta é uma eleição muito importante. Esta é uma eleição histórica para o PT. Acho que o PT sairá fortalecido, até marcando uma posição contra aqueles que apostaram a vida inteira no fim do partido”, disse o ex-presidente. “Nós temos de comparar as eleições de 2020 com as eleições de 2016, que foi o período mais massacrante que o partido passou em toda sua história”, afirmou.

Em 2016, o partida teve fraco desempenho nas urnas por causa de dois fatores principais: a onda das denúncias da Lava Jato e do impeachment de Dilma Rousseff.

Questionado pelo Estadão sobre o número de cidades em que esperava vitória nas eleições municipais, o presidente desconversou. “Acho que vamos ganhar muitas cidades. Aqui em São Paulo, o PT tinha 68 cidades e caiu para oito em 2016. Acho que vamos recuperar muitas que tínhamos perdido e vamos ganhar em novas”, afirmou o petista.

Uma das cidades em que o PT tenta recuperar o poder é o próprio colégio eleitoral onde Lula votou neste domingo. Em São Bernardo, ele declarou seu voto para o ex-ministro Luiz Marinho (PT), que aparece em segundo lugar nas pesquisas. O líder das intenções de voto em São Bernardo é o atual prefeito Orlando Morando (PSDB).

Em 2020, o PT registrou um número recorde de candidatos próprios em capitais – foram 21 ao todo. Em 14 deles, no entanto, o partido aparece isolado em chapas puras e com poucas chances de vitória. Balanço realizado pelo Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) aponta que o PT tem chances de ganhar ou chegar ao segundo turno na cabeça de chapa apenas em Vitória, Fortaleza, Recife, Goiânia e Campo Grande. Por meio de alianças, o partido tem chances com PSOL e PCdoB em Belém, Porto Alegre e Florianópolis. Em outras capitais importantes, como Salvador, São Paulo e Rio, o partido mantém esperanças, apesar das dificuldades.

Lula chegou ao local de votação por volta das 8h na escola João Firmino de Araújo, em São Bernardo. Bem-humorado e falante, o presidente cumpriu os protocolos de prevenção à covid-19, utilizando álcool em gel antes e depois da votação. Após o voto, Lula parou para tirar selfies com funcionários da seção eleitoral 070.

O ex-presidente também acredita que a campanha eleitoral para as prefeituras também foi importante para o PT marcar posição em relação ao governo federal. “O PT teve oportunidade de fazer uma campanha não só pedindo votos, mas tentando mostrar duas coisas fundamentais. A primeira é o legado nas cidades que governou, no País. Ao mesmo tempo, são as críticas ao desgoverno de Bolsonaro, que é o provavelmente o maior desastre político da história desse País. Somente os milicianos dele e os fanáticos podem achar que ele faz algo de útil para o País”, disse o ex-presidente.

Estadão 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.