Maioria dos diplomatas brasileiros torcem pelo fim da submissão aos EUA

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Adriano Machado/Reuters

As projeções que apontam vitória do democrata Joe Biden na eleição a presidente dos Estados Unidos (EUA) deixaram diplomatas brasileiros animados como não se via há quase dois anos. Com o Palácio Itamaraty praticamente vazio, por causa da pandemia de coronavírus, embaixadores, secretários e conselheiros manifestam sua expectativa positiva em conversas frequentes por celular e aplicativos de mensagem.

São defensores da neutralidade na política externa, dizem não torcer nem por democratas e nem por republicanos. Consideram, no entanto, que a derrota de Donald Trump os libertaria do constrangimento de ficar a reboque dos posicionamentos do governo dos EUA.

Tem sido assim desde o início de 2019, quando o Ministério das Relações Exteriores passou a ser comandado por Ernesto Araújo — a quem os embaixadores apelidaram de “Beato Salu”, personagem da novela Roque Santeiro que era um religioso fanático.

Longe dos holofotes da imprensa, embaixadores e secretários não cansam de criticar a forma “canina” com que o Brasil tem seguido os americanos — o que deve deixar o Brasil em um barco com nações inexpressivas, caso Trump perca as eleições.

Redação com Uol

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.