Mourão prega neutralidade do Brasil em eleição americana

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Bruno Batista/Vice-Presidência

O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou nesta terça-feira que, caso as eleições presidenciais nos Estados Unidos terminem em uma disputa judicial, o Brasil terá que adotar uma posição “neutra”. Mourão ressaltou que a Constituição brasileira determina a não intervenção em outros países e disse que o Brasil não tem “nada a ver” com questões internas americanas.

— Neutra, lógico. Não temos nada a ver com as questões internas americanas. Isso é princípio constitucional nosso. A gente não admite ingerência nos nossos assuntos internos e também não fazemos nos assuntos internos dos outros — disse Mourão, ao chegar no Palácio do Planalto.

No fim de semana, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, indicou que pode dar início a batalhas judiciais em torno da apuração de votos recebidos pelo correio após esta terça-feira, data final da votação.

De acordo com Mourão, o relacionamento do Brasil com os Estados Unidos continuará independente do resultado da disputa:

— O relacionamento do Brasil com os Estados Unidos é um relacionamento de Estado para Estado, independente do governo que estiver lá. Claro que cada governo tem suas prioridades, tem suas características pontuais, mas no conjunto da obra nós vamos continuar com as mesmas ligações.

Questionado sobre a torcida do presidente Jair Bolsonaro por Trump, o vice-presidente disse que é “opinião pessoal” dele, mas depois acrescentou que a posição do presidente representa a do governo:

— Isso é bobagem. Opinião pessoal dele. Se bem que quando o presidente fala, ele fala por todos do governo.

Nesta terça, Bolsonaro publicou um texto nas redes sociais comentando a disputa e falando na possibilidade de uma “interferência externa” no Brasil, sem deixar claro a quem estava se referindo. Na mensagem, o presidente também insinuou interesses estrangeiros na Amazônia, afirmando que o “domínio” da floresta faz parte da estratégia de alguns países para garantir sua segurança alimentar.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.