Notícias falsas fazem população temer vacinas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: AMANDA PEROBELLI / REUTERS

Teorias da conspiração e desinformação alimentam a desconfiança em vacinas e podem empurrar os níveis de vacinação contra Covid-19 nos Estados Unidos e no Reino Unido para baixo das taxas necessárias para proteger as comunidades contra a doença, segundo estudo da London School of Hygiene & Tropical Medicine divulgado nesta quinta-feira.

O estudo com 8.000 pessoas nos dois países descobriu que menos pessoas tomariam uma vacina contra Covid-19 do que os 55% da população que os cientistas estimam ser necessário para alcançar a chamada “imunidade de rebanho”. Na pesquisa, 3.000 entrevistados em cada país foram expostos entre junho e agosto a ampla circulação de desinformação nas redes sociais sobre uma vacina Covid-19. Os 1.000 restantes em cada país, atuando como um grupo de controle, receberam informações factuais e confiáveis sobre o assunto.

Antes de serem expostas à fake news e teorias da conspiração, 54% das pessoas no Reino Unido disseram que aceitariam “definitivamente” uma vacina, assim como 41,2% nos Estados Unidos. Mas depois de ser mostrada a desinformação online, esse número caiu 6,4 pontos percentuais no grupo do Reino Unido e 2,4 pontos percentuais nos Estados Unidos.

Em ambos os países, pessoas sem diploma universitário, pertencentes a grupos de baixa renda e não brancos têm maior probabilidade de rejeitar a vacina COvid-19, concluiu a pesquisa.

As mulheres eram mais propensas do que os homens a recusar a vacina, mas mais entrevistados disseram que aceitariam uma vacina se isso significasse proteger a família, amigos ou grupos de risco.

“As vacinas só funcionam se as pessoas as tomarem. A desinformação afeta as ansiedades e incertezas existentes em torno das novas vacinas, bem como das novas plataformas que estão sendo usadas para desenvolvê-las”, disse Heidi Larson, professora da London School of Hygiene & Tropical Medicine, que co-liderou o estudo.

“Isso ameaça minar os níveis de aceitação da vacina contra Covid-19”, acrescentou Larson, que também é diretora do Projeto Internacional de Confiança de Vacinas.

O estudo surge na semana em que um dos principais esforços de vacinação mostrou resultados promissores. A Pfizer disse na segunda-feira que sua vacina experimental é mais de 90% eficaz com base em dados provisórios de testes em estágio final. Os dados foram vistos como um passo crucial na batalha para conter uma pandemia que matou mais de um milhão de pessoas.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.