País troca extrema-direita pela centro-direita

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Mathilde Missioneiro/Folhapress

Fechadas as urnas do segundo turno, todos querem saber quais são os maiores vencedores e os maiores perdedores. Muito ainda será dito sobre isso nas próximas semanas e meses, mas no calor do momento, o que podemos identificar?

Sobre qualquer critério que se observe, DEM, PSD e PP se saíram bem. Esses partidos aumentaram o número de cidades que controlarão, elegeram mais prefeitos no grupo das 95 grandes cidades (as capitais, exceto Macapá, e cidades com mais de 200 mil eleitores), e receberam mais votos para prefeito e vereador em comparação com 2016.

O maior destaque, sem dúvida, ficou com o PSD, de Gilberto Kassab, a despeito do DEM, partido dos presidentes da Câmara e do Senado, ter tido um desempenho comparável e começar 2021 governando quatro capitais: Rio de Janeiro, Salvador, Curitiba e Florianópolis.

O Republicanos, embora ainda não esteja no mesmo patamar, também se destaca. Esses partidos fazem parte do grupo de partidos de direita e centro-direita que não têm dificuldades de se alinhar com o governo de plantão.

PSDB e MDB foram os maiores derrotados nas urnas em 2020 (tanto em número de cidades que governarão como em número de votos), embora, claro, estejam longe de se terem tornado partidos irrelevantes.

Redação com Folha

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.