Só 16% das escolas têm internet adequada

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/ Folha

Apenas 16% dos professores do país consideram ter internet com velocidade e alcance adequado dentro das escolas públicas em que dão aula. Para 99% deles, é imprescindível ou importante melhorar a conectividade das unidades no próximo ano.

Os dados são de pesquisa feita pelo Datafolha a pedido da Fundação Lemann. Foram entrevistados, por telefone, 1.005 professores de todas as regiões do país entre os dias 22 de setembro e 10 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Especialistas em educação e gestores públicos dizem ser fundamental melhorar a conectividades das escolas para o próximo ano, já que a perspectiva é de que ainda em 2021 seja necessário continuar com parte das atividades de forma remota por causa da pandemia.

A pesquisa mostra que o acesso à internet é bastante desigual no país. No Sul, 14% dos professores disseram não haver conexão em suas escolas. No Nordeste, o número é 2,5 vezes maior —35% responderam não ter internet.

Até mesmo dentro das regiões a desigualdade é acentuada. No Sudeste, está a maior proporção de professores que dizem ter internet adequada (20%), mas também o segundo maior número dos que não têm nenhum acesso na escola (32%).

Apesar de 71% das escolas públicas brasileiras estarem conectadas à internet, dados do MEC (Ministério da Educação) mostram que a conexão da maioria delas é apenas para serviços administrativos. A média de velocidade de internet das unidades do país é de 11 Mbps (megabits por segundo) —nos Estados Unidos, a média é de 100 Mbps por escola, segundo dados do Programa de Inovação Educação Conectada.

Redação com Folha

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.