TV pró Trump dá espaço a Glenn Grennwald contra Biden

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O jornalista Glenn Greenwald disse que se sente envergonhado e com raiva do caso de censura que diz ter sofrido de editores do site The Intercept, nos Estados Unidos. A declaração foi feita durante uma entrevista do programa Tucker Carlson Tonight, da rede de televisão Fox News. Ele pediu demissão do site.

O canal é alinhado politicamente ao Partido Republicano e ao conservadorismo e apoia abertamente Donald Trump. Greenwald, por outro lado, foi 1 dos fundadores do Intercept e é conhecido pela posicionamentos de esquerda, além de ser casado com o deputado federal David Miranda (PSOL-RJ).

Durante a entrevista, Greenwald se queixou do tratamento que teve por parte dos editores norte-americanos do site. O problema, segundo ele, foi causado por 1 artigo em que questionava a parcialidade da mídia, em favor do candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos.

No texto, o jornalista afirma que os principais veículos de comunicação dos EUA firmaram parcerias com empresas do Vale do Silício, para censurar reportagens que possam desagradar Biden. Para Greenwald, a atitude dos editores vai na contramão do que ele pregou, quando fundou o site.

“A razão pela qual foi criado [o Intercept], era para assegurar que jornalistas sempre poderiam ter completa independência jornalística editorial, liberdade, nunca ter que fazer rodeios jornalísticos ou homenagens a devotos, devido a preferências ideológicas de editores ou qualquer outra pessoa”, afirmou.

O artigo de Greenwald defende que membros da CIA (Agência Central de Inteligência, na sigla em inglês) atuaram em parceria com membros da mídia norte-americana, que apoiam o Partido Democrata. Segundo o jornalista, eles ajudaram a suprimir informações que poderiam alterar a percepção das pessoas sobre Joe Biden.

O site The Intercept possui uma filial no Brasil, também fundada por Greenwald. O site foi responsável pela divulgação de mensagens hackeadas no aplicativo Telegram, que mostravam autoridades envolvidas com as investigações da Operação Lava Jato em conversas que colocavam sob suspeita a motivação dos investigadores e do ex-juiz Sergio Moro, que julgou os processos do caso, durante quase 5 anos, até assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública, no governo de Jair Bolsonaro.

Além dessas reportagens o site abriu espaço para outros temas, muitos deles ligados a causas sociais com alinhamento a grupos de esquerda.

Em abril de 2019, a página abriu espaço para publicar uma reportagem da revista Crusoé, que falava sobre citações ao então presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli, na delação de executivos da Odebrecht. A publicação do texto pela revista foi censurada pelo ministro Alexandre de Moraes, sob a alegação de se tratar de notícia falsa.

“O Intercept não publicaria a reportagem da Crusoé. A Lava Jato, ao longo de cinco anos, vazou a conta gotas pedaços incompletos de delações para manter a atenção do público. A estratégia, que levou apoio popular à operação, destruiu, inúmeras vezes, reputações de pessoas que, mais tarde, foram inocentadas por falta de provas, boa parte delas baseadas apenas em delações como as de Marcelo Odebrecht. No entanto, a decisão de Alexandre de Moraes é extremamente perigosa”, escreveu a publicação para justificar a publicação do texto.

No Twitter, Glenn Greenwald teceu elogios à versão brasileira do Intercept e disse que se orgulha do material produzido pelos editores locais.

 

Poder 360

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.