Aborto legal passa na Câmara da Argentina

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: RONALDO SCHEMIDT/AFP

A Câmara dos Deputados da Argentina aprovou na manhã desta sexta-feira, 11, um projeto de lei que permite acesso livre e legal ao aborto até a 14ª semana de gestação. A proposta ainda passará pelo Senado, para debate e votação.

A sessão durou mais de 20 horas, enquanto grupos defensores e opositores ao projeto se manifestavam no entorno do Congresso, localizado em Buenos Aires.

A proposta de lei foi apresentada pelo governo do presidente Alberto Fernández e recebeu 131 votos a favor e 117 contra. Seis parlamentares se abstiveram.

A data da sessão no Senado ainda está indefinida, mas a nova votação deve ocorrer ainda neste mês ou em janeiro. Caso seja aprovada, a proposta passa a ser lei. Em 2018, um projeto semelhante passou pelos deputados, mas foi rejeitado na Câmara Alta.

A lei atual permite a realização do aborto apenas em caso de estupro e de risco de vida da mãe. Caso seja aprovada no Senado, a nova legislação permitirá que a interrupção da gravidez seja realizada até a 14ª semana de gestação. Esse limite, porém, pode ser ampliado em casos em que a vida da gestante esteja em risco.

O projeto prevê que a maioria dos casos seja atendida de forma ambulatorial, com a entrega de comprimidos abortivos. Apenas os casos mais avançados ou complicados precisariam de cirurgia.

O projeto foi uma das principais promessas de campanha do presidente Alberto Fernández, e não havia sido enviado antes aos deputados por causa da pandemia. Durante a tarde de quinta-feira 10, o ministro da Saúde, Ginés González García, esteve no Congresso para demonstrar seu apoio à medida.

Veja  

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.